segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Bem vs. Mal

Trataremos agora dos tipos que representam um dos extremos de uma das escalas, enquanto mantém-se neutro na outra. Para este texto vamos focar na escala de Bom vs. Mau.
De um lado, temos a bondade, que é definida neste contexto como altruísmo, sacrifício e outras coisas que indicam colocar o bem dos outros acima do próprio. No canto oposto temos egoísmo, pisar naqueles que estão no caminho e mesmo tirar prazer da desgraça alheia. Esssas definições ainda são bastante subjetivas, mas servem para o contexto em que foram criadas.
Esses pontos opostos, aliados a uma neutralidade quanto à questão de ordem e caos resultam em dois arquétipos, o Benfeitor e o Malfeitor. Enquanto o primeiro busca causar o bem sempre que pode, talvez quebrando uma promessa ou outra se necessário, ou estabelecendo algumas leis, o outro segue com suas maldades, normalmente sempre que pode obter uma vantagem própria.
Na próxima vez seguiremos com Ordem vs. Caos.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Neutro Puro

Vamos continuar a nossa apresentação de alinhamentos com o centro da escala, o Neutro puro.
Como já mencionado antes, há três pontos principais nas escalas: os dois extremos e o meio termo. O Neutro Puro seria aquele que posiciona-se entre os extremos de ambas as escalas. Mas o que leva alguém a ficar sobre o muro?
Há várias razões para alguém ficar divido. As principais seriam:
  • Falta de vontade de agir. Muitas pessoas, por exemplo, gostariam de ajudar o próximo, mas estão ocupadas demais com o dia-a-dia para fazerem uma diferença.
  • Apatia. Outros simplesmente não ligam e, enquanto não fazem nenhum esforço para ajudar, também não atrapalham voluntariamente.
  • Esforço consciente. Há ainda aqueles que acreditam na importância do equilíbrio e que portanto esforçam-se para não tomar um lado.
O Neutro Puro é o Mediador, aquele que está no centro em qualquer disputa.
Como uma das razões de pessoas apresentarem esse alinhamento é a apatia, tende a ser o alinhamento de animais e da maioria das pessoas, que tendem a preocupar-se mais em levar suas vidas normalmente do que com debates filosóficos.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Alinhamentos

O ser humano tem um histórico de categorizar criaturas. Isso já está registrado desde tempos antigos, como vê-se foi escrito na Bíblia(Gênesis, 2: 19):  "Tendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais dos campos, e todas as aves dos céus, levou-os ao homem, para ver como ele os havia de chamar; e todo o nome que o homem pôs aos animais vivos, esse é o seu verdadeiro nome."
 Além de nomear os animais, plantas e outras coisas da Terra, os homens tendem a classificar uns aos outros. Muitas classificações são simples, outras, contudo, geram longos debates filosóficos, e.g., o que é um homem bom?
Em tentarem simular o mundo, muitos RPG's criaram sistemas de alinhamentos para tentar classificar suas personagens com relação a este aspectos. Vários são simples, uma escala que vai de um extremo "Não incomoda outros seres" até "Como criancinhas cozinhadas em gordura de filhotinhos de cães". Todavia alguns apresentaram resultados interessantes. Em particular olharemos o sistema usado pelo clássico Dungeons & Dragons antes da quarta edição.
A mais visível diferença desse sistema é que ele usa não uma, mas duas escalas ao mesmo tempo e combina-as para gerar classificações mais interessantes. Essas escalas são:
  • Bom vs. Mau: O clássico, mas simplificado pois a outra escala facilita a categorização, permitindo julgar com base no quanto a personagem preocupa-se com o bem estar dos outros em oposição ao próprio.
  • Legitimista vs. Caótico: Aqui é onde fica interessante, esta escala representa o quanto a personagem aprecia o valor das leis em oposição à liberdade de ação.
Como vemos, a obediência ou não às leis não está relacionada à bondade e com esta simples mudança podemos fazer classificações com mais nuances, ou até produzir ideias mais interessantes para personalidades de personagens.
Considerando que cada escala tem três pontos principais (pontas e centro), são três classificações por escala e nove com as combinações.

A seguir, havendo interesse, detalharei melhor as combinações e o que elas representam.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Dança

O bom de dançar é que não só você sente-se bem, como faz bem a outra pessoa (a menos que você insista em pisar nos pés dela, seu maldito!).

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Pensamentos

É complicado explicar como eu penso, e penso que todos devem achar complicado explicar para outros como é que eles pensam.

Por isso não vou explicar.